quinta-feira, 17 de julho de 2008

Calor emitido por seres vivos?


(clique na imagem para vê-la ampliada e em resolução maior)

Isso mesmo!

Como qualquer objeto acima do Zero Absoluto (-273,15ºC) emite espontâneamente infravermelho, os seres vivos também emitem infravermelho.

Mais especificamente, e no caso de animais homeotérmicos, endotérmicos ou animais de sangue quente, a temperatura do seu corpo é mantida mais ou menos constante - e isso se chama homeostase térmica, ou equilíbrio térmico - devido ao controle bioquímico de suas taxas metabólicas ou queima de glicose a nível celular.

Assim, os organismos de corpos vivos de sangue quente são um prato cheio para a termografia.

Os primórdios da termografia aplicada aos animais de sangue quente, surgiu quando se descobriu que cristais de colesterol mudavam sua coloração quando refletiam a luz visível, de acordo com a temperatura em que se encontravam.

A partir daí, passou-se à produção em massa de todo tipo de "fitas térmicas" que indicavam a temperatura do corpo onde estavam encostadas. Ainda hoje é possivel encontrar esse tipo de "termometro" para aquários e alguns outros usos mais específicos.

No caso que nos interessa que é o corpo humano, abaixo pode-se ver algumas imagens de uma placa de colesterol aplicada sobre a pele. Esse tipo de "mapeamento" ainda é usado para fins estéticos, mas com resultados para lá de duvidosos. Explicaremos após as imagens.



Placa de cristais de colesterol aplicada sobre a pele.


Imagem fotográfica das variaçoes de cor dos cristais de colesterol.


Imagem fotográfica das variaçoes de cor dos cristais de colesterol, onde se destaca os contornos da coxa..

Imagem fotográfica das variaçoes de cor dos cristais de colesterol em mãos.


Essa imagem eu não sei o que quer dizer. Parece uma coxa, mas deve estar gelada, ou sem vascularização... Ou ser de uma placa defeituosa, ou de outra faixa de temperatura.. Ou até de um cadáver... Não dá para saber...

Bom... As placas de cristal de colesterol evidentemente não funcionaram como se esperava para o corpo humano. A razão mais óbvia é que as cores que ela apresentava dependiam fundamentalmente da pressão exercida pelo filme sobre a pele. E além do mais, as superifícies onde as placas eram aplicadas, muitas vezes eram irregurares como as mãos, ou o ombro. E nessas superfícies, o contato da placa era extremamente pobre levando a erroe e mais erros de interpretação.

Mais pressão, melhor contato, mais fiel as cores seriam com as temperaturas da pele. Mas, mais pressão, quer dizer também mais compressão e isso quer dizer menos sangue quente passando pela pele, o que mudava a temperatura. Outro fator é que a pele é um orgão dinâmico, como todo organismo vivo; se bloquearmos a sua transpiração, ela começa a mudar o seu comportamento térmico. A pele é a grande interface tátil humana com o meio ambiente e uma das suas principais funções, além de isolar o meio interno do externo, é regular a temperatura interna pela transpiração.

Assim os resultados que eram obtidos usando os cristais de colesterol foram caindo no descrédito e a TERMOGRAFIA CUTÂNEA, como ficou conhecida no meio médico, ficou desacreditada. Basta perguntar a algum médico menos informado que ele vai afirmar que a termografia não funciona porque, no conhecimento dele, termografia é placa de cristal de colesterol.

Mas, e só para quem tem memória, as coisas mudam...

Com as câmeras infravermelhas atuais, podemos observar o corpo humano irradiando calor sem tocar nele. E isso faz, já de início, uma grande diferença.

Vejamos algumas imagens:
(clique nas imagens para vê-las ampliadas e em resolução maior)


Essa é uma imagem de uma família no infravermelho, já defasada (sem o sistema de codificação para o padrão Raios-X), e portanto codificada de acordo com o sistema antigo de cores. Mas já dá para ter uma idéia de como é o calor irradiado por um corpo humano. Nesta imagem, as temperaturas vão aumentando do preto para o branco, passando por um arco-íris em que cada cor representa uma temperatura diferente.

Podemos notar nitidamente que o tronco é a região mais aquecida do corpo e que os membros são sempre mais frios. As extremidades como pés e mãos, por serem menos vascularizadas, quase nem aparecem, fundindo-se com a temperatura do meio ambiente.

Cada região do corpo tem a sua temperatura característica e por isso não é possivel aplicar o mesmo critério de interpretação para todas as partes do corpo. Além do mais, faltam estudos sobre como o corpo humano se comporta estatísticamente em termos térmicos, em situações de repouso, de carga mecânica ou térmica, ou carga química, ou ainda em situações de doença generalizada ou localizada.

(clique na imagem para vê-la ampliada e em resolução maior)

Essa é a dificuldade atual da termografia por infravermelho na áreas bio-médicas. Como o infravermelho irradiado é o produto final de um processo neurológico, vascular, metabólico, a simples imagem não vai dizer muito sobre o que está acontecendo em uma determinada parte do corpo. E todo o corpo muda continuamente para manter-se em homeostase.

Uma região mais fria pode ser perfeitamente normal, como as patelas. E outra mais quente, também, como por exemplo os pescoços. O que vai determinar se algo é a representação térmica de uma doença ou não são protocolos que ainda não foram desenvolvidos por diversas razões que não vem aqui ao caso de serem comentadas.

Vejam por exemplo, essas outras imagens abaixo, já no padrão Raios-X:
(clique nas imagens para vê-las ampliadas e em resolução maior)

Mãos com resposta térmica diferenciadas entre dígitos, correspondendo a dermátomos



Varizes mostrando perfurantes incompetentes



Perfil térmico irregular entre mamas


Perfil térmico frontal-temporal assimétrico


Ponto gatilho em fibromialgia



Cirurgia Cardíaca de reperfusão do musculo cardíaco por ponte safena ou mamária.


Cirurgia Cardíaca de reperfusão por ponte safena ou mamária. Veja que é possível discriminar ramos de até 4ª ordem, o que não é possivel por outra tecnologia.


Estudo de resposta a medicamento específico em casos de câncer de pele.


Cada um desses termogramas teve uma maneira específica de ser obtido, seguindo procedimentos e protocolos diferenciados.

O que cada um quer dizer?

Bem.. aí é terreno dos médicos.. quando estiverem dispostos a rever os seus paradigmas!!!

Tem de ficar de olho!!!

Consultor Médico: Dr. Hermenio C Lima, Md PhD

Nenhum comentário: