quarta-feira, 2 de julho de 2008

Termografia no Século XXI


(clique na imagem para vê-la ampliada e em resolução maior)

É interessante que durante décadas os fabricantes de aparelhos e câmeras de termovisão investiram pesadamente em funcionalidades, redução de peso, sensibilidade, sensores e por aí vai.

Tudo isso para atender melhor ao mercado, fazerem seus produtos mais faceis de utilizar, divulgarem a tecnologia.

Hoje temos câmeras realmente pequenas, bastante fáceis de usar e com uma gama de aplicações simplesmente gigantesca. Os usuários estão descobrindo lentamente que há muito mais coisas para ver no infravermelho do que supunha nossa vã visão na luz visível.

O curioso nessa história toda, é que os fabricantes nunca se atentaram para que a maior interface do infravermelho com o usuário não é a câmera! Botões, menus, facilidade de comandos, maior numero de comandos (tem cameras que colocam 10 pontos diferentes de leitura de temperatura em uma mesma imagem! Imagino a bagunça que deve ser isso em uma imagem tão pequena!)

A maior interface do infravermelho, a que é realmente crítica para a correta, fácil e rápida interpretação do conteúdo de uma imagem infravermelha é O OLHO HUMANO! Tudo tem de passar por ali para chegar à mente e então ser compreendido.

Há uma série de variáveis do olho humano envolvidas; cones, bastonetes, sensores de cor e preto-e-branco, e como as imagens sao decodificadas pela mente (positivo operante... hehehe)

Por isso desenvolvemos e patenteamos as paletas mistas, tipo Raios-X como vocês podem ver nas imagens anexas. Depois de usar uma imagem dessas, quem vai querer ficar olhando para aquelas velhas e hiper-mega-coloridas imagens que parecem que até dão dor nos olhos? Ou as velhas imagens Iron????

Hoje tem coisa muito melhor melhor por aí!





























Esses aí em cima, são cabos elétricos industriais em 440 V. O terminal do cabo direito está com defeito. Em qual das imagens você acha que o defeito aparece melhor?

















Aqui, novamente, cabos com defeito. Em qual das imagens é possivel identificar melhor o que está acontecendo?

















Aqui temos um transformador. Observe como a imagem térmica fica mais limpa para analisar quando se retira as cores inúteis.















Carros na rua? Muito fácil ver qual chegou há pouco.



Free Site Counters
Free Site Counters