quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A causa oculta...

A termografia não serve apenas para mostrar coisas termicamente evidentes. Vejam como mesmo assinaturas térmicas "impossiveis" indicam que deve-se pesquisar, às vezes manualmente, onde está a causa do aquecimento registrado.

Nesse termograma abaixo, é óbvio que não há um causa imediata pelo menos para quem conhece algo de eletricidade). Trata-se de uma bandeja de cabos industriais que carrega eletricidade para painéis e maquinas .





Mas conhecendo-se como o sistema em questão DEVERIA funcionar, é claro que há - em algum lugar - uma pequena fuga de corrente pelo isolamento de algum cabo. Pequena porque o aquecimento é realmente pequeno e, se o termovisor nao for calibrado adequadamente, e nem o técnico for treinado o suficiente, esse ponto passará desapercebido até falhar.

Qual cabo? Onde está trincado? Há duas maneiras de descobrir:

1) deixando fechar um curto circuito e pegando fogo.

2) testando a cablagem de forma controlada, através de um ensaio de tensão aplicada, radio frequencia, ou outro método que indique onde está a fuga.

Nem sempre a causa está ali mesmo. Às vezes é necessário mais do que termografia para se chegar à raiz do problema. É preciso o fato humano.