segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mas porque o infravermelho?

Bem...

Podemos afirmar que o infravermelho é um universo "à parte"... Após anos e mais anos anos de experiência é que começamos a ter uma pequena compreensão de tudo que está oculto ali.

Onde buscar esse entendimento, essa compreensão? Como entender tudo isso que pode ser visto pelos termovisores? Abaixo vamos dar uma pequena pincelada do que já descobrimos. Na verdade é muito material para um Blog... Mas não custa levantarmos um pouquinho a ponta do tapete para quem não é da área.

É claro que não se sabia que o infravermelho era isso tudo antes de o mesmo ser pesquisado a fundo... Mas depois de dezenas de anos aprimorando e refinando técnicas e mais técnicas, temos uma visão mais precisa do que é isso chamado espectro eletromagnético... Uma representação gráfica seria essa aí abaixo...









Mas o que isso quer dizer afinal? A "radiação" eletromagnética é uma coisa estranha. Poderíamos dizer que é uma onda de "perturbação elétrica", que se propaga sobre si mesma (já que ela "prescinde" de um meio que a suporte) encaixada a 90º com uma outra "perturbação magnética". É meio estranho imaginar isso, mas os modelos matemáticos é que nos fazem entender a coisa assim...

Abaixo uma animação ilustrativa...



Bom... Mas, afinal, porque o infravermelho então? Porque o interesse nessa região específica do espectro?

Se você olhar a figura lá de cima, perceberá que o "infravermelho" é muito mais "largo" que a luz visível... Ou seja: há 24 vezes mais informação disponível contida, só na faixa dita térmica do infravermelho (3 - 12 µm) que nossos olhos podem ver!!! Se for no infravermelho completo, chegamos ao numero absurdo de 2.700 vezes mais informação.

Assim, a tecnologia de termovisores, sim, termo-visores, porque infravermelho é calor irradiado, nos permite fazer essa mudança de faixa espectral. Com o auxílo desses "transformadores de imagem", podemos enxergar como são as coisas no infravermelho e "repassá-las" para a luz visível. Um exemplo bem simples é aquecermos um prego em uma boca de gás: quanto mais ele esquenta, mais "vermelho" fica.. Se o esquentarmos mais ainda, ele passará ao amarelo e por fim derreterá...

Então...

Objetos simples na luz visível, podem trazer muito mais informaçoes no infravermelho.

Veja por exemplo a fachada lateral de um prédio...














O que podemos concluir olhando para ele na luz visivel não nos diz muita coisa...

Mas se olharmos no infravermelho, vejam só...















Aparecem uma série de detalhes que não percebíamos antes. É claro que as cores são falsas, apenas para facilitar a discriminação de nossa visão. Mas as novas informaçoes estão lá.

Observe os detalhes.

Toda a imagem foi decodificada por um sistema patenteado chamado ThermoScala para que você possa identificar melhor onde estão as vigas de concreto dentro das paredes.

Ahhh.. e finalmente, a resposta: Porque infra-vermelho? Bem.. parece que era porque quando Willian Herschel descobriu que havia alguma coisa a mais que a luz visivel, essa coisa "a mais" estava mais para baixo em relação a ele. Se estivesse acima, poderia ter hoje ultravermelho e infravioleta... É só uma questão de referência... Maior comprimento de onda ou menor frequência? Infra ou ultra? Sub ou sobre?... Na "verdade", tudo é convenção.